sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Histórico da Biblioteca

No dia 11 de outubro de 2005 foi inaugurada a Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, no Bairro da Ilha do Retiro, com um acervo inicial de 800 livros, doados pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP), a Associação Cultura Planeta, além de outras organizações como ETAPAS, Centro Josué de Castro, FASE, Escola Maria Goretti, incluindo moradores da comunidade.

A iniciativa partiu de Cleonice da Silva e Reginaldo Pereira (lideranças comunitárias) e um grupo de moradores, jovens em sua maioria, residentes na comunidade, por entenderem que a biblioteca seria muito importante para facilitar o acesso ao livro, despertar o interesse pela cultura letrada, desenvolver o prazer de ler e apoiar as pesquisas escolares dos estudantes.
Esse processo de instalação da biblioteca comunitária vem representando uma oportunidade dos jovens exercitarem a experiência da gestão de um espaço coletivo, que oferece um serviço de grande relevância para a comunidade.

Destaca-se nesse processo a capacidade dos jovens mobilizarem apoio e a colaboração de várias entidades e indivíduos. Na prática, foi se consolidando uma verdadeira Rede Solidária de Amigos da Biblioteca. Desde a fundação, ficou marcado o envolvimento dos profissionais da FCAP na orientação, organização do acervo e no gerenciamento da biblioteca, e da Associação Cultura Planeta, com o aluguel do espaço.


Foto tirada no dia da inauguração da Biblioteca Comunitária
Caranguejo Tabaiares.


MISSÃO:

Oferecer formação cidadã aos moradores e à vizinhança, através do acesso à leitura.

OBJETIVO:

- Disponibilizar para os moradores um espaço de incentivo à leitura;
- Fazer do conhecimento e da informação caminhos de desenvolvimento da comunidade;
- Realizar oficinas de leitura, conto de histórias e aprender a fazer uso dos equipamentos tecnológicos.

VALORES:

- Compromisso com a comunidade;
- Respeito ao próximo;
- Ética;
- Valorização das pessoas;
- Reconhecimento dos parceiros;
- Transparências;
- Determinação.

VISÃO:

Ser uma organização reconhecida pela sociedade pela sua contribuição ao desenvolvimento da comunidade local e afirmar-se como uma referência para as políticas públicas.

NOSSAS AÇÕES:

- Mediação de leitura;
- Contação de história;
- Roda de leitura;
- Conhecimento do acervo da biblioteca;
- Leitura e construção compartilhada do sentido dos textos;
- Empréstimos de livros
-Aulas de francês
- Aulas de xadrez.

PÚBLICO ALVO:

Crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos da Comunidade Caranguejo Tabaiares e vizinhos.

2 comentários:

  1. Tentei ligar para o número de telefone que consta no blog, mas uma gravação diz "não é possível completar a ligação". A biblioteca ainda funciona? Meu nome: Aldo Araújo. e-mail: aldofma@yahoo.com.br
    O assunto seria doações de livros.

    ResponderExcluir
  2. Tenho intenção de fazer uma doação de livros, dvds de filmes, músicas e shows. Necessito que uma pessoa credenciada venha pegar o material. Se for do interesse pode me contara pelo e-mail carloslins1903@gmail.com.
    Carlos Alberto Lins

    ResponderExcluir